terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fundamentação Teórica - Tecnologias e escola: uma conexão para a vida

  • THE COMMUNICATIVE APPROACH - ABORDAGEM COMUNICATIVA
  • GÊNEROS DIGITAIS
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS


  • De acordo com os PCNs, no primeiro parágrafo, para jovens e adultos, vemos que ele afirma “para exercer a cidadania, é necessário comunicar-se, compreender, saber buscar informações, interpretá-las e argumentar”, ou seja, o aluno deve ter todas as habilidades lingüísticas, mas a falta de preocupação com o ensino de LE é mostrado em muitas situações como a não distribuição de livros didáticos para o ensino de língua estrangeira pelo MEC, e a não participação dessa matéria nas avaliações dos exames nacionais.A situação nas escolas públicas é preocupante, nós professores procuramos "adaptar" os recursos disponíveis. Enraizados pela abordagem comunicativa conseguimos desenvolver as atividades em sala de aula.

    Com a introdução da abordagem comunicativa o processo ensino-aprendizagem está em constante processo de renovação, assim podemos dizer. Pois tende a acompanhar as inovações tecnológicas e recursos do cotidiano. Assim vemos a inovação no ensino que a informática tráz.

    A escola se beneficia quando permite o uso de tecnologias no ensino. Os alunos tendem a interessar-se mais pelo aprendizado, visto que sua realidade está na "era da internet". E mesmo aqueles que não possuem computador me casa, na sala de aula têm a chance de adentrar no cyberspace.

    Um indício da eficácia na busca pelo conhecimento é o blog. Os bloggers estão ganhando espaço entre professores e alunos. Um ambiente virtual que propicia interação, troca de informações e desperta um desejo mais aguçado dos aprendizes ao pesquisarem e realizarem atividades.

    Mas cabe ressaltar que o professor deve levar em conta suas necessidades, seus desejos, o uso que o aluno poderá fazer da língua como instrumento de trabalho ou de estudo para, a partir daí, estabelecer objetivos realistas que levem ao sucesso e não ao fracasso.

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